Em uma postagem anterior vimos que a velocidade do obturador pode interferir bastante no nível de exposição de uma foto. Bem dessa vez, iremos falar mais sobre a velocidade do disparo.
Como eu disse, a velocidade interfere na exposição, pois ela controla o tempo em que o sensor da câmera ou o filme, ficara exposto à luz. Um disparo mais lento poderá fazer uma imagem mais clara e um rápido uma imagem mais escura.
A velocidade é controlada na câmera em frações de segundo, equivalente ao tempo que o obturador ficará aberto, por exemplo: 1/30, 1/60, 1/125 seg. ... Ou seja, bem rápido!
A velocidade máxima e mínima vai depender do modelo e do fabricante da câmera, há muitas também que possuem o modo “bulb” no qual o obturador fica aberto pelo tempo que o botão de disparo for segurado.
Observação: a velocidade só interfere na exposição quando usada luz contínua, ao se trabalhar apenas com flash a velocidade não interfere na exposição.
Mas o mais legal do controle de velocidade é poder “controlar o tempo”.
Podemos congelar movimentos ao fotografar com uma velocidade bem rápida. Quanto menos tempo o obturador ficar aberto, menor será o movimento do que está sendo fotografado no quadro, portanto mais nítido ele aparecerá.
Dica: Em câmeras que não possuem controle de velocidade manual, você poderá utiliza-la no modo “esporte”, no qual ela irá priorizar uma velocidade mais alta.
Podemos também utilizar da baixa velocidade para fazer efeitos bem criativos na imagem, como
passar a intenção de movimento, movimentos panorâmicos e de zoom, longa exposição...
Dica: é sempre muito importante ao se trabalhar com a velocidade, ter uma boa postura na forma de posicionar a câmera, segurá-la bem para que fique firme e não cause borrões indesejáveis na imagem. Ao utilizar velocidades muito baixas procure sempre usar um tripé ou um suporte para a câmera.