18 novembro 2014

Velocidade do Obturador

Em uma postagem anterior vimos que a velocidade do obturador pode interferir bastante no nível de exposição de uma foto. Bem dessa vez, iremos falar mais sobre a velocidade do disparo.

Como eu disse, a velocidade interfere na exposição, pois ela controla o tempo em que o sensor da câmera ou o filme, ficara exposto à luz. Um disparo mais lento poderá fazer uma imagem mais clara e um rápido uma imagem mais escura.

A velocidade é controlada na câmera em frações de segundo, equivalente ao tempo que o obturador ficará aberto, por exemplo: 1/30, 1/60, 1/125 seg. ... Ou seja, bem rápido!


A velocidade máxima e mínima vai depender do modelo e do fabricante da câmera, há muitas também que possuem o modo “bulb” no qual o obturador fica aberto pelo tempo que o botão de disparo for segurado.

Observação: a velocidade só interfere na exposição quando usada luz contínua, ao se trabalhar apenas com flash a velocidade não interfere na exposição.

Mas o mais legal do controle de velocidade é poder “controlar o tempo”.

Podemos congelar movimentos ao fotografar com uma velocidade bem rápida. Quanto menos tempo o obturador ficar aberto, menor será o movimento do que está sendo fotografado no quadro, portanto mais nítido ele aparecerá.


Nessa imagem o tempo de 1/1250 seg. permitiu parar as gotas de água que caiam.



Aqui congelamos o salto com disparo de 1/500seg.



Dica: Em câmeras que não possuem controle de velocidade manual, você poderá utiliza-la no modo “esporte”, no qual ela irá priorizar uma velocidade mais alta.



Podemos também utilizar da baixa velocidade para fazer efeitos bem criativos na imagem, como
passar a intenção de movimento, movimentos panorâmicos e de zoom, longa exposição...

Uma longa exposição fez com que a água pareça um véu. 6 seg.




Efeito de zoom. 1/10 seg.



Dica: é sempre muito importante ao se trabalhar com a velocidade, ter uma boa postura na forma de posicionar a câmera, segurá-la bem para que fique firme e não cause borrões indesejáveis na imagem. Ao utilizar velocidades muito baixas procure sempre usar um tripé ou um suporte para a câmera.

15 novembro 2014

Old TLR Camera 120 BeautyCord TKK

Manutenção na minha câmera 120 antiga Beauty TKK. Ainda não descobri o modelo exato e o ano de fabricação, mas acredito ser da década de 50.


06 novembro 2014

Profundidade de Campo

Sabe aquela imagem com fundo desfocado, ou aquelas paisagens completamente nítidas? É sobre isso que falaremos hoje.
Se perguntarmos para alguns "fotógrafos" o que é profundidade de campo a resposta seria: "É o quanto da imagem está focada". Porém não é bem assim.


Vamos entender, é simples:

A Profundidade de campo é a área nítida na imagem, que fica na frente e atras do ponto de foco.




Sendo assim, quanto mais coisas, objetos, pessoas, etc; estiverem nítidas mais perto e mais ao fundo, na imagem, maior é a profundidade de campo;

Da mesma forma, quanto menor for a área nítida na imagem, menor é a profundidade de campo, ou seja, menos objetos "em foco".

Há três formas de alterarmos a profundidade de campo:

· A primeira delas é pela abertura do diafragma da câmera, que quanto mais aberto, menor será a profundidade de campo;
 
· Pela distância focal da lente, que quanto maior for, menor será a profundidade de campo.
Por exemplo, com uma objetiva de 18mm será mais fácil de deixar toda imagem nítida do que com uma objetiva de 200mm.
 
· E Pela distância da Câmera com o objeto, quanto mais você se aproximar a câmera do que você quer fotografar, menor será a profundidade de campo.


Veja uns exemplos:

Diafragma: f 9,0 - Comprimento focal: 55mm



Veja que nessa imagem temos uma grande profundidade de campo, fiz o foco nas aves na praia, porém o forte ao fundo permanece nítido, isso devido o diafragma estar mais fechado, a distancia focal ser 55mm e estar um pouco longe das aves.


Diafragma: f 5,6
Comprimento focal: 200mm


Note que nessa outra imagem temos pouca profundidade de campo, pois apenas o enfeite dos noivos no bolo está com foco, repare que até mesmo o enfeite de flores a frente não está tão nítido quanto os bonecos. Para essa foto utilizei uma distancia focal maior e o diafragma mais aberto.

Caso você não possua uma câmera que lhe permita um controle manual do diafragma, ou uma objetiva com pouco zoom, você poderá controlar a profundidade apenas afastando ou aproximando do objetos , ou pessoa a ser fotografada, da câmera.


Deixe seu comentário, duvidas ou sugestões. E até a próxima!