21 agosto 2014

Um Pouco Sobre Fotografia

Olá, seguidores do Blog!

Meu nome é Renan Mandelo Oliveira, sou fotógrafo, formado em produção multimídia e criador desse blog, no qual posto algumas experiencias com imagens que faço, algumas montagens, fotografias... apenas imagens e nada mais. O legal é que quando se pega para ver as postagens antigas percebe-se o quanto venho evoluindo, começando com umas montagens bem ruins lá em 2010.
Mas o blog veio reduzindo o número de posts com o passar do tempo, por eu estar fazendo outras coisas, por preguiça mesmo ou por me esquecer que o blog existe kkk. Mas pretendo voltar a mexer nele e agora, além dessas imagens que rolam meio sem sentido, irei escrever também. Falarei principalmente sobre fotografia, dicas e ensinamentos, de maneira simples para que qualquer um possa entender, sempre ilustrando com imagens minhas. Dando certo, mais para frente, pretendo postar também sobre edição, cinema, tutoriais e algumas coisas mais avançadas também.

E para começar vamos falar um pouquinho sobre fotografia e sua história:



Mas o que é fotografia afinal?


Acredito no grande poder que uma imagem tem de transmitir mensagens e para mim fotografia é uma forma de arte, é muito mais do que apenas registrar momentos. A fotografia é capaz de provocar emoções, chocar, divertir e nos contar histórias.



O principal elemento da fotografia é a luz!


A Fotografia pode ser definida como um processo de captura de uma imagem através da luz - a palavra "fotografia" vem do grego e significa "escrever com a Luz". Entretanto, se formos pensar nas imagens geradas pela fotografia, podemos facilmente fazer uma analogia com a pintura. Fotografar poderia, então, ser como pintar com luz



Um pouco de história:


A fotografia não teve um único inventor, o processo fotográfico foi resultado de diversos estudos e experiências de várias pessoas.
A Câmera obscura, que era uma caixa com um furo onde se passava luz e gerava uma ímagem de duas dimensões, foi uma das primeiras invenções que possibilitaram posteriormente, a criação das câmeras fotográficas



câmera obscura



Essa câmera obscura foi usada por desenhistas e pintores para obter melhor modelo para suas obras. Um desses artistas foi o pintor holandês Johannes Vermeer.



Pintura de Vermeer

Curiosidade:

Durante os muitos séculos antes da invenção da fotografia, coube aos pintores e desenhistas realizar o trabalho de "registrar" a realidade. Ao longo do século XIX, diversos pesquisadores europeus visitaram o Brasil. Nas expedições, os naturalistas coletavam amostras da natureza, como fósseis, folhas e flores, e faziam desenhos detalhados do que viam, para enviar essas informações para Europa. Esses desenhos foram publicados em livros e estão até hoje conservados em museu, como registros de uma época pré-fotográfica.




Em 1836 William Fox Talbot inventou o calótipo ou talbótipo e em 1837 Louis Daguerre criou o daguerreótipo, o que viriam a ser os primeiros processos fotográficos da história.

o daguerreótipo




Foto feita por Tabolt usando o calótipo ou talbótipo.



Embora o princípio da fotografia permaneça o mesmo até hoje, a evolução das câmeras e as novas tecnologias, tonaram a fotografia bem mais acessível e fácil de se tirar boas fotos, cada vez com mais qualidades de imagens.

E é claro que uma boa máquina ajuda, porém equipamentos são só o início, o mais importante é o fotógrafo, que deve ser capaz de ver o mundo de uma forma mais abrangente do que outras pessoas normalmente veem.

Deixe seu comentário, opinião, dúvidas e sugestões.
Até a Próxima Postagem!!

fontes:
O novo manual de fotografia - John Hedgecoe
Fotografia Digital e Iluminação - Daniela Chaves de Castilho e Souza (Unisul Virtual)


Nenhum comentário:

Postar um comentário